Dicas para manter-se ativo e praticar exercícios físicos no calor do verão




Manter-se ativo  praticar exercícios físicos durante o calor do verão pode ser desafiador, mas não impossível. Aqui estão algumas dicas para ajudá-lo a se manter ativo e seguro durante os meses mais quentes:

  1. Escolha o horário certo: Evite os horários mais quentes do dia, como entre 10h e 16h, quando o sol está mais forte. Opte por praticar exercícios nas primeiras horas da manhã ou no final da tarde, quando as temperaturas são mais amenas.

  2. Hidratação adequada: Beba bastante água antes, durante e após o exercício para manter-se hidratado. Leve uma garrafa de água com você durante os treinos e, se necessário, opte por bebidas esportivas que ajudem a repor eletrólitos perdidos com o suor.

  3. Use roupas adequadas: Opte por roupas leves, de tecidos respiráveis e de cores claras, que ajudam a refletir o calor. Use roupas que absorvam o suor e evitem o acúmulo de umidade na pele.

  4. Proteção solar: Sempre aplique protetor solar com um fator de proteção adequado antes de sair para se exercitar ao ar livre. Use também um chapéu e óculos de sol para proteger seu rosto e olhos dos raios solares.

  5. Locais com sombra: Procure por locais com sombra para realizar seus exercícios. Parques arborizados, pistas cobertas ou academias com sistemas de climatização podem ser boas opções para se exercitar protegido do sol.





  1. Escolha atividades aquáticas: Aproveite o calor para praticar atividades aquáticas, como natação, hidroginástica ou stand-up paddle. Além de se refrescar, essas atividades proporcionam um ótimo exercício para o corpo todo.

  2. Intervalos e moderação: Faça intervalos regulares durante o exercício para descansar e se refrescar. Não exagere nos treinos e respeite os limites do seu corpo. Se sentir sinais de exaustão ou mal-estar, pare imediatamente e procure um local com sombra e água.

  3. Busque locais com ventilação: Caso esteja realizando exercícios em ambientes fechados, procure por locais com boa ventilação ou ar condicionado. Isso ajudará a manter a temperatura corporal mais baixa e a evitar superaquecimento.

  4. Exercícios indoor: Em dias extremamente quentes, considere praticar exercícios em ambientes internos, como uma academia, estúdio de dança ou até mesmo fazer exercícios em casa. Existem diversas opções de treinos online e aplicativos de exercícios que podem ser realizados em qualquer lugar.

  5. Seja adaptável: Esteja aberto a ajustar sua rotina de exercícios de acordo com as condições climáticas. Se o calor estiver insuportável, opte por atividades mais leves ou faça uma pausa temporária nos treinos ao ar livre.

Lembre-se de escutar o seu corpo e respeitar os sinais que ele dá. Se sentir tonturas, falta de ar ou qualquer desconforto fora do comum, pare imediatamente e procure ajuda médica.

Comentários

  1. Dicas preciosas. Devemos cuidar da nossa mente e corpo diariamente.

    Boa semana!

    O JOVEM JORNALISTA está no ar cheio de posts novos e novidades! Não deixe de conferir!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Adoraria saber a tua opinião sobre este tema

Mensagens populares