Outubro chegou ....


Chegou e chegou com toda a força


Setembro passou a correr não foi mesmo? E outubro está cheio de coisas boas a vir querem mesmo saber o que está por vir? Pois bem aqui vai , até dá para fazer uma lista de coisas que este mês vai trazer como todos os anos traz mas acho que maior parte das pessoas não dá a devida importância a este mês porque já começa a estar os dias de chuva os dias ficam escuros mais cedo…. mas …. vamos focar estávamos a falar de lista de coisas deste mês, vamos ver mais à frente.

Existe um site que eu pessoalmente gosto muito de ver para saber o que se comemora em cada mês e essencialmente em cada dia porque se há uma coisa que aprendi é que todos os dias se comemora algo em qualquer parte do mundo - quem é dos mais antigos deve lembrar-se de uma rúbrica que existia aqui pelo blog.







1 de Outubro - Ínicio do Ano Hidrológico 

O ano hidrológico é um período de 12 meses compreendido entre o início de duas estações de chuva consecutivas, que varia consoante o hemisfério. No hemisfério norte, ele começa em setembro ou outubro. No hemisfério sul, pelo contrário, ele começa em março ou abril.

Em Portugal o ano hidrológico começa a 1 de outubro e termina a 30 de setembro. Inicia-se no mês de outubro por ser a época onde as reservas hídricas atingem o seu mínimo e onde começa o período chuvoso do ano. O período húmido do ano hidrológico é de outubro a abril e o período seco de maio a setembro.  (ver texto na integra  aqui)


5 de Outubro - Impaltação da República Portuguesa - feriado

A Implantação da República comemora-se anualmente a 5 de outubro, dia em que deposta a monarquia, no ano de 1910, em Lisboa. 

O Dia da Implantação da República, 5 de outubro, é um feriado nacional. Este tinha sido um dos feriados eliminados pelo governo em 2012, mas em 2016 acabou por se acordar novamente no Parlamento que esta data é um feriado. (ver texto na integra aqui )




25 de Outubro - Mudança de hora : horário de inverno 

Em 2020, o horário de inverno em Portugal começa no dia 25 de outubro às 02h00, quando os relógios devem ser atrasados uma hora.

A mudança de hora para o horário de inverno é feita todos os anos no último domingo de outubro.Assim, às 02h00 do dia 25 deve-se atrasar o relógio uma hora no Continente e na Madeira. Nos Açores deve-se atrasar uma hora à 01h00 da manhã. (ver texto na integra aqui



28 de Outubro - Anos da 


Para os que já sabem  eiiii , pois é o grande dia está a chegar para os que não sabem ficam a saber já agora segue o instagram annydajuba assim podes desejar-me feliz aniversário.



31 de Outubro - Dia das Bruxas - Halloween

O Dia das Bruxas, ou Halloween, é celebrado anualmente na noite de 31 de outubro.

Neste dia, as crianças mascaram-se com visuais assustadores e percorrem as ruas em grupo, batendo de porta em porta a pedir guloseimas às pessoas.

Quando a porta abre devem dizer "doçura ou diabrura?". Se as pessoas não lhes derem doces ou guloseimas, as crianças têm permissão para fazer uma travessura. (ver texto na integra aqui)



Comentários

Mensagens populares