Compramos um bonsai e agora?



Compramos um bonsai e agora?


Quase todos nós quando éramos pequenos já tivemos um bonsai por casa e nós não fomos exceção também tivemos cada um um bonsai quando éramos adolescentes  mas tanto o meu como o dele morreu. 

No outro dia em conversa a passear pelo Ikea ele dizia "Qualquer dia compramos um" mas depois dizia "óh mas dá tanto trabalho, depois morrem ficamos com pena". E pronto eu fiquei com a pulga atrás da orelha como se costuma a dizer não é mesmo?




No sábado fomos dar uma volta e passamos pelo Aldi, porque tem alguns produtos alemães que gostamos bastante então temos o costume de passar por esse hipermercado, para nosso espanto tinha bonsais e lá ficou lá o noivo a babar-se por um bonsai até que eu disse "vamos levar um?" os olhos até brilharam.

No aldi eles tinham as 4 opções de bonsai que podem ver a cima uns estavam em uns vasos mais pequenos outros em maiores mas todos muito queridos e fofos, não sei se ainda vais a tempo de comprar o teu bonsai de gostaste deles mas podes ver sempre no site (aqui) deles se ainda vais a tempo eu comprei o bonsai que esta na imagem no vaso preto (a de cima).

Mas fica atenta/o ao meu instagram annydajuba que vou deixar por lá bastantes fotos do nosso novo menino bonsai.



Após alguma pesquisa aqui pelo mundo cibernautica deixo-vos uma explicação de um especialista (ver texto na integra aqui): 

Posição: A árvore de bonsai de ficus é um bonsai de interior, que não suporta geada. Ela pode ser mantida do lado de fora no verão, se as temperaturas estiverem acima de 15 °C, e ela precisa de muita luz — a pleno sol é o ideal, tanto dentro quanto fora de casa se a árvore for exposta gradativamente à radiação ultravioleta ou se ela tiver sido desfolhada antes de colocar a árvore do lado de fora. Um local com muita sombra é desfavorável. A temperatura deve ser mantida relativamente constante. As figueiras podem suportar a baixa umidade, devido às suas folhas grossas, cerosas, mas elas preferem uma maior umidade e precisam de umidade extremamente elevada para desenvolver raízes aéreas.
Rega: O Ficus deve ser regado normalmente, o que significa que deve ser dada água generosamente sempre que o solo ficar um pouco seco. O Bonsai de Ficus pode tolerar ocasional excesso ou pouca rega. A água da torneira com temperatura ambiente é perfeita. A nebulização diária para manter a umidade é aconselhável, mas não exagere, caso contrário, problemas de fungos podem aparecer. Quanto mais quente o local onde a figueira fica durante o inverno, mais água ela necessita. Se ela hiberna em um lugar mais frio, ela só precisa ser mantida ligeiramente úmida.
Adubação: Adubar semanalmente ou a cada duas semanas durante o verão, a cada duas a quatro semanas durante o inverno (se o crescimento não parar). O fertilizante líquido pode ser utilizado, bem como granulados de adubo orgânico.
Poda: A poda regular é necessária para manter a forma da árvore. Faça a poda deixando 2 folhas após 6 a 8 folhas terem crescido. A poda da folhagem pode ser usada para reduzir o tamanho das folhas, já que algumas espécies de bonsai de ficus normalmente desenvolvem folhas grandes. Se um engrossamento considerável do tronco for desejado, pode deixar que o ficus cresça livremente por um ou dois anos. Os cortes fortes que são necessários mais tarde, não afetam a saúde do ficus, e novos brotos vão se desenvolver a partir da madeira velha. As feridas maiores devem ser cobertas com pasta cicatrizante.
Transplante: Transplante a árvore durante a primavera a cada dois anos, usando uma mistura básica de solo. O Ficus tolera muito bem a poda de raízes.
Propagação: Estacas podem ser plantadas em qualquer época do ano, mas o sucesso é maior com o desenvolvimento em meados do verão. A alporquia funcionará melhor na primavera (outubro-novembro). O desenvolvimento de plantas a partir de sementes de Ficus na primavera, também funciona com facilidade na maioria dos casos.
Pragas / doenças: As espécies de figueira são bastante resistentes contra pragas. Dependendo da localização, especialmente no inverno, uma série de problemas pode ocorrer de qualquer forma. O ar seco e a falta de luz enfraquecem o bonsai de ficus e, muitas vezes, resultam na queda das folhas. Em condições precárias como esta, os bonsai de ficus às vezes são infestados com cochonilhas-de-escama ou ácaros. Bastonetes inseticidas sistêmicos habituais para colocar no solo ou sprays inseticidas/acaricidas, vão funcionar, mas as condições de vida do ficus debilitado também devem ser melhoradas. Lâmpadas de plantas (que iluminam de 12 a 14 horas por dia) e a nebulização frequente das folhas durante a recuperação podem ser úteis.






 

Comentários

Mensagens populares