Every day is a day 13 to 19 November

By Anny da Juba - 20:00:00


Olá gente bora a mais uma rubrica? Digam-me lá o que acham desta rubrica ? Sigam o facebook do blog aqui porque tem dias em que se comemora mais que uma coisa , mas para o post não ficar muito extenso acabo por não pôr tudo aqui no blog.  


13 Novembro

 Dia Europeu do Enoturismo celebra-se a 13 de novembro em 2016.
Este Dia Europeu do Enoturismo é uma iniciativa promovida pela Rede Europeia de Cidades do Vinho (RECEVIN) à qual as câmaras municipais portuguesas escolhem ou não aderir. Ele foi criado em 2009 tendo em vista a divulgação do turismo vinícola e das diversas rotas existentes na Europa. Celebra-se tradicionalmente no segundo domingo de novembro.

14Novembro

O Dia Mundial da Diabetes é celebrado anualmente a 14 de novembro.
Origem do Dia Internacional da Diabetes
Criado em 1991 pela International Diabetes Federation (IDF) e pela Organização Mundial da Saúde (OMS), este dia tem como objetivo dar resposta ao aumento alarmante de casos de diabetes no mundo.
A data tornou-se, no ano de 2007, dia oficial de saúde da ONU, após aprovação das Nações Unidas em dezembro de 2006.
O Dia Mundial da Diabetes (World Diabetes Day) é comemorado a 14 de novembro, em memória do dia de aniversário de Frederick Banting, que, juntamente com Charles Best, criou a primeira ideia que levou à descoberta da insulina em 1922.

15Novembro
O Dia Nacional da Língua Gestual Portuguesa comemora-se anualmente a 15 de novembro.
O objetivo deste dia é promover a Língua Gestual Portuguesa e garantir o respeito dos direitos das pessoas surdas.
Neste dia os programas televisivos podem apresentar linguagem gestual, assim como se podem realizar cursos e outras iniciativas especiais a valorizar esta silenciosa linguagem. A GNR relembra a existência do serviço "SMS Segurança" (número 96 10 10 200) para a receção de emergências de pessoas surdas ou com dificuldades auditivas.



16Novembro
O Dia Nacional do Mar celebra-se a 16 de novembro.
Neste dia decorrem várias iniciativas em Portugal com vista a mostrar a importância do mar para a economia e desenvolvimento nacional.
Importância do Mar
O mar assume uma importância estratégica para Portugal, sendo um setor vital para a economia portuguesa e para o produto interno bruto (PIB).
De acordo com dados divulgados em 2013, o mar português dá trabalho a 100 mil pessoas e representa uma riqueza anual de 8 mil milhões de euros.

17Novembro
O Dia Mundial da Prematuridade celebra-se a 17 de novembro.
Esta data, que também é conhecida como o Dia Internacional da Sensibilização para a Prematuridade, foi criada em 2009, sendo seguida em países como o Canadá, EUA, Austrália e Portugal. Hoje em dia esta data celebra-se em mais de 50 países, com o intuito de se lembrar o prematuro e de se pensar em estratégias para diminuir a taxa de prematuridade.
Em Portugal os hospitais realizam ações destinadas aos pais e aos profissionais da saúde neste dia da prematuridade. As associações organizam encontros de pais e crianças prematuras, incentivando o convívio e o contacto entre as pessoas.

18Novembro
O Dia do Ocultismo celebra-se a 18 de novembro.
Esta comemoração é mundial, dedicando-se este dia do calendário à celebração do que é misterioso, mágico e fora do normal e do compreensível neste mundo natural.
Secretismo, desconhecido, paranormal, escondido e encoberto, são alguns dos sinónimos ligados ao oculto, que como oculto, não se consegue explicar devidamente. A própria origem da celebração do dia do oculto está tapada por um véu de incerteza. Curiosamente, 18 de novembro é o dia a partir do qual o sol não nasce na cidade de Hammerfest, na Noruega.
19Novembro
O Dia Mundial da Casa de Banho celebra-se a 19 de novembro. A data é comemorada desde 2001 em vários países mundo.

Sabia que?

  • Mais de 700 mil crianças morrem todos os anos devido a diarreia causada por águas poluídas e más condições sanitárias - são perto de 2000 mortes por dia.
  • Uma criança morre de dois de dois em minutos por falta de água e de condições de higiene sanitária.
  • Em todo o mundo, existem mais pessoas com telemóvel do que com sanita.
  • Mais de 60 milhões de crianças nascem em casas sem saneamento.
  • 7.500 pessoas morrem diariamente por falta de saneamento, entre as quais 5.000 são crianças com menos de 5 anos.
  • 272 milhões de dias de escola são perdidos por ano devido a doenças relacionadas com o saneamento.
  • Apenas 47% das escolas nos países sub desenvolvidos oferecem adequadas condições sanitárias.
  • Alguns países perdem 7% do PIB com problemas de saúde relacionados com a falta de condições sanitárias.
  • 2 milhões de toneladas de dejetos humanos vão todos os dias para fontes de água, contaminando as águas.
  • Mil milhões de pessoas ainda defecam ao ar livre.

19Novembro
O Dia Internacional dos Direitos das Crianças é comemorados todos os anos a 20 de novembro.

Origem da Data

A origem do Dia Internacional dos Direitos da Criança é bastante clara e significativa: foi a 20 de novembro de 1959 que se proclamou mundialmente a Declaração dos Direitos das Crianças e a 20 de novembro de 1989 que se adotou a Convenção sobre os Direitos da Criança. O objetivo da data é salientar e divulgar os direitos das crianças de todo o mundo.

  • Share:

You Might Also Like

0 comentários

Bem vindo a área de comentários onde podes dar todas as tuas opiniões