todos os dias são dias de

outubro 01, 2016

Oi oi gente boa noite ,



Mais uma rubrica a chegar .. Se é a primeira vez que estas aqui no blog ficas já a  saber que se seguires o facebook do blog aqui , todos os dias sabes o que se comemora nesse dia , em que do resumo da semana.




25 de Setembro

O Dia Internacional do Farmacêutico celebra-se a 25 de setembro.
A data promove a profissão farmacêutica no mundo e proporciona o encontro dos profissionais das várias áreas farmacêuticas, assinalando ao mesmo tempo a importância dos farmacêuticos para a saúde pública.
Foi A Federação Internacional Farmacêutica que criou este dia no final dos anos de 2000 numa conferência em Istambul. Desde então todos os anos se celebra a data com um novo tema. Em 2016 o tema das celebrações é "Farmacêuticos: a cuidarem de si".
O tema foi escolhido para espelhar a importância dos farmacêuticos na prestação de cuidados ao público, e também para destacar a ligação emocional que eles têm com os seus pacientes. Mais do que fornecedores de medicamentos, os farmacêuticos são prestadores de cuidados, que se esforçam para melhorar a qualidade de vida dos pacientes.As iniciativas do Dia Internacional do Farmacêutico consistem em congressos, seminários, inaugurações e exibições, entre outros.Em Portugal festeja-se o Dia Nacional do Farmacêutico no dia seguinte, a 26 de setembro.

O Dia Mundial dos Rios surge no calendário em 2016 a 25 de setembro.
É no último domingo de setembro que se celebra anualmente o Dia Mundial dos Rios, uma data criada em 2005.
O objetivo deste dia é promover a preservação dos rios de todo o mundo e aumentar o conhecimento das populações sobre os rios. Os cidadãos são incentivados a participar na preservação e recuperação dos rios, não só neste dia mas durante todo o ano.

O Dia Mundial dos Rios surge no calendário em 2016 a 25 de setembro.
É no último domingo de setembro que se celebra anualmente o Dia Mundial dos Rios, uma data criada em 2005.
O objetivo deste dia é promover a preservação dos rios de todo o mundo e aumentar o conhecimento das populações sobre os rios. Os cidadãos são incentivados a participar na preservação e recuperação dos rios, não só neste dia mas durante todo o ano.
Mais de 60 países dão as mãos para celebrar o Dia Mundial dos Rios. Milhares de rios mundiais encontram-se em sérias dificuldades e sujeitos a ameaças, com o desenvolvimento industrial, a poluição humana e as mudanças climáticas.
A limpeza dos rios é uma das iniciativas realizadas nesta data. Comemorações de comunidades ribeirinhas, caminhadas, projetos escolares, festivais de música, exibições de arte e planificação de restauração de habitat natural são outras das atividades deste Dia Mundial dos Rios.
O Dia Mundial do Sonho comemora-se a 25 de setembro.
Este Dia do Sonho, conhecido globalmente como "World Dream Day", foi criado por um instrutor na Universidade de Columbia em 2002 com o objetivo de refletirmos nos nossos sonhos e em como os atingir, fazendo do mundo um melhor lugar para se viver.
Neste dia as pessoas são incentivadas a partilharem ideias, sonhos e recursos, formando sinergias que permitem efetivamente a realização de objetivos e de sonhos comuns, contribuindo para a melhoria da comunidade mundial.
Unir as pessoas sonhadoras e as pessoas concretizadas é a missão do Dia Mundial do Sonho, que pode ser sonhado e concretizado em conjunto na internet no site oficial do evento.

26 de Setembro



O Dia Europeu do Ex-fumador celebra-se a 26 de setembro.
A data celebrou-se pela primeira vez em 2013.
O dia do ex-fumador é celebrado nos países membros da União Europeia e visa felicitar todos aqueles que conseguiram deixar de fumar ou que estão a tentar deixar de fumar. As pessoas são encorajadas a enviarem mensagens de apoio e de parabéns a quem está a lutar contra o tabaco.
Este dia, criado pela Comissão Europeia e a Fundação Europeia do Pulmão, é apoiado por diversas celebridades como forma de incentivar as pessoas a deixarem de fumar. Em Portugal o embaixador da causa é o guitarrista Zé Pedro, dos Xutos & Pontapés.

Como deixar de fumar?

Plano para 7 dias

  • 1º dia - 25 cigarros
  • 2º dia - 20 cigarros
  • 3º dia - 15 cigarros
  • 4º dia - 10 cigarros
  • 5º dia - 5 cigarros
  • 6º dia - 1 cigarro
  • 7º dia - 0 cigarro

Plano para fumar 1 cigarro por dia

  • 1º dia - 1º cigarro às 9h
  • 2º dia - 1º cigarro às 11h
  • 3º dia - 1º cigarro às 13h
  • 4º dia - 1º cigarro às 15h
  • 5º dia - 1º cigarro às 17h
  • 6º dia - 1º cigarro às 19h
  • 7º dia - Nenhum cigarro

O que é o iCoach?

iCoach é uma ferramenta de saúde gratuita, que ajuda os fumadores a deixar de fumar, através de um programa interativo e personalizado. Disponível em todas as línguas da União Europeia, o iCoach analisa os hábitos tabágicos do utilizador e fornece conselhos personalizados numa base diária.
Perto de 25 mil portugueses tentam abandonar o tabaco recorrendo ao iCoach, num total de cerca de 400 mil utilizadores a nível europeu. Mais de 30% das pessoas que usam o iCoach deixam de fumar.

Fumadores em Portugal

Estudos indicam que o número de fumadores em Portugal tem vindo a baixar. Contudo, estima-se que existam perto de 2 milhões de fumadores em Portugal.

Doenças associadas ao tabagismo

O tabaco é a principal causa de morte evitável, sendo responsável por cerca de 10% das mortes que ocorrem no mundo (mais de 5 milhões de óbitos anuais).
Muitas formas de cancro, como da faringe, pulmão ou bexiga, ou doenças como as cardiovasculares ou a Doença Pulmonar Obstrutiva Cónica têm uma relação direta com o hábito de fumar.

Sabia que?

Sete em dez fumadores desejam deixar de fumar por motivos de saúde.
Cinco em dez fumadores pensam deixar de fumar pelas pessoas que os rodeiam ou pelo preço do tabaco.

O Dia Nacional do Farmacêutico celebra-se a 26 de setembro.
O objetivo do Dia Nacional dos Farmacêuticos é divulgar a profissão no seio da sociedade e proporcionar o encontro dos farmacêuticos portugueses das diversas áreas de intervenção profissional.
Neste dia estão de parabéns todos os farmacêuticos nacionais que prestam apoio aos portugueses diariamente. Em Portugal realizam-se comemorações organizadas pela Ordem dos Farmacêuticos, com especial incidência em Lisboa, no Porto e em Coimbra.
Esta é uma profissão com séculos de existência. O primeiro diploma sobre a atividade farmacêutica é a Carta Régia dos Boticários do Reino, de 1449, de D. Afonso V.
O dia 26 de setembro foi acolhido pela Ordem dos Farmacêuticos como o Dia do Farmacêutico em homenagem a São Cosme e São Damião, os padroeiros dos farmacêuticos. Já o Dia Internacional do Farmacêutico é comemorado no dia anterior, a 25 de setembro.


O Dia Europeu das Línguas comemora-se a 26 de setembro.
O objetivo deste dia é celebrar a diversidade de línguas na Europa e procurar atingir a compreensão intercultural no velho continente. Conhecer outras línguas traz benefícios para a vida profissional e pessoal, sendo este dia um incentivo à aprendizagem de línguas estrangeiras.
Desde 2001 que se celebra o Dia Europeu das Línguas, uma iniciativa do Conselho da Europa, em todos os 47 países membros desta entidade. Aulas de línguas, sorteios de cursos de línguas, exibições de filmes, concertos, oficinas, exposições, espetáculos de dança, programas de rádio especiais, encontros, conferências, são algumas das atividades realizadas neste dia, com maior incidência em embaixadas, universidades, institutos de línguas e institutos culturais.
Em Portugal as atividades são coordenadas pela EUNIC Portugal e pela Representação da Comissão Europeia em Portugal, sob o patrocínio da Comissão Europeia. Os eventos podem ser conhecidos no site oficial do dia.

Sabia que?

  • Na Europa existem 225 línguas autóctones (aproximadamente 3% do total mundial).
  • Existem 24 línguas oficiais na UE.
  • Existem cerca de 60 línguas minoritárias / regionais.

27 de Setembro


O Dia Mundial do Turismo celebra-se anualmente a 27 de setembro.
Este dia visa mostrar a importância do turismo e do seu valor cultural, económico, político e social, através de iniciativas realizadas em vários países do mundo.

Tema

O tema do Dia Mundial do Turismo 2016 é: "Turismo para Todos – promover a acessibilidade universal”. A Tailândia foi a nação escolhida para acolher oficialmente o Dia Mundial do Turismo (WTD) em 2016. O Qatar será o país acolhedor de 2017.
Em Portugal realiza-se uma cimeira em Lisboa.
Os tema dos anos anteriores foram:
  • 2015: "Turismo e Desenvolvimento Comunitário"
  • 2014: "Turismo e Desenvolvimento Comunitário"
  • 2013: "Turismo e Água: Proteger o Nosso Futuro Comum"

Origem da data

A data começou a ser celebrada no ano de 1980, após decisão da Organização Mundial de Turismo.

Importância do turismo

Considerado um dos maiores setores económicos do mundo, o turismo assume-se de importância vital para a economia de muitos países, que têm neste setor um elemento essencial para o crescimento e desenvolvimento económico.
Sendo um setor que regista elevados índices de crescimento, o turismo não só apresenta benefícios económicos, como assume importância fulcral na promoção da cultura, língua e costumes de um país, povo ou população.

28 de Setembro

O Dia Mundial da Raiva observa-se a 28 de setembro.
Também conhecido como Dia Mundial de Luta Contra a Raiva, este dia é uma iniciativa da Aliança para o Controle da Raiva, com o apoio Organização Mundial de Saúde.
O Dia Mundial da Raiva é celebrado todos os anos no dia 28 de setembro, em homenagem a Louis Pasteur, falecido neste dia, que foi quem desenvolveu a primeira vacina eficaz contra a raiva. O primeiro Dia Mundial da Raiva foi celebrado em 2007.
Esta data é uma campanha internacional contra uma doença fatal ao homem. A raiva é uma doença infeciosa que causa a inflamação do cérebro em animais de sangue quente, podendo ser transmitida de uma espécie para outra. Ao homem é geralmente transmitida através da mordedura de cães doentes, encontrando-se o vírus na saliva.
Todos os anos se desenvolvem iniciativas neste dia como campanhas de vacinação de animais domésticos, caminhadas, maratonas, palestras e a distribuição de material informativo. Às pessoas que trabalharam para a eliminação da raiva são entregues prémios.
O objetivo das celebrações é erradicar as mortes por raiva canina até 2030.

Sabia que?

  • A doença considera-se erradicada em Portugal desde 1956.
  • Só a vacinação prévia pode salvar o homem contra esta doença.
  • A raiva mata uma pessoa no mundo de 10 em 10 minutos, sobretudo crianças até aos 15 anos (60% das vítimas).


30 de Setembro


O Dia Internacional da Tradução celebra-se anualmente a 30 de setembro.
Foi escolhido o dia 30 por este ser o Dia de São Jerónimo, o padroeiro dos tradutores.
Falecido a 30 de setembro, São Jerónimo foi quem traduziu a Bíblia para o latim, tornando-a mais acessível às populações.
Desde 1953 que a Federação Internacional de Tradutores celebra esta data, mas foi em 1991 que se lançou oficialmente o Dia Internacional da Tradução, de forma a promover a profissão de tradutor no mundo.
É o tradutor que permite aproximar as pessoas do mundo, quebrando as barreiras entre as linguagens, já exemplificadas na Bíblia que São Jerónimo traduziu com a imponente Torre de Babel. Segundo a lenda, nesta torre que permitiria ao homem chegar ao céu, foi semeada por Deus a confusão nos homens ao fazer com que eles falassem diferentes línguas.
Além do papel fundamental para as empresas e para as pessoas numa era de globalização, o tradutor permite o desfrutar da literatura pelos diferentes países do mundo, ajuda à atividade turística, dá voz às minorias, permite a assinatura de contratos internacionais, possibilita a utilização de aparelhos pela tradução de manuais de instruções, entre outras relevantes contribuições.
Neste dia realizam-se palestras relativas à tradução, entre outras iniciativas.






fonte-- informação retirada na integra da calendar 




não te esqueças de me seguir nas rede sociais , basta clicar aqui em baixo na que queres mais
Image Map

You Might Also Like

0 comentários

Adoraria saber a tua opinião sobre este tema

Follow me on Instagram