todos os dias são dias de....

By Anny da Juba - 20:30:00

Bom dia minha gente linda


Esta semana só aconteceram coisas engraçadas , por isso , fica aqui o resumo de todos os dias são dias , segue o facebook da Anny da Juba para saberes todos os dias o que está a acontecer.




19 setembro 



Dia Internacional de Falar como um Pirata


Neste dia as pessoas são convidadas a falar como piratas e a agir como estes perigosos navegadores.
A origem do Dia Internacional de Falar como um Pirata remonta a 1995, quando dois norte-americanos (John Baur e Mark Summers) jogavam squash e um deles se lesionou e reagiu à dor com um "Aaarrr”. Em 2002 decidiram recorrer a Dave Barry, um colunista de humor para contarem a sua ideia e o festejo anual que realizavam. Foi então que o Dia Internacional de Falar como um Pirata ganhou asas, sendo festejado atualmente em cerca de 40 países com atividades muitos variadas. Muitos bares organizam noites de concertos especiais nesta data, com uma bebida em promoção: rum.

Sugestões de atividades

  • Falar como um pirata durante 24 horas
  • Fazer geocaches com arcas de tesouro
  • Vestir-se como um pirata
  • Organizar festas com um concurso de melhor disfarce de pirata
  • Realizar torneios de insultos de pirata
  • Ver filmes de piratas
  • Jogar videojogos de piratas (como Escape From Monkey Island ou Piratas das Caraíbas)




21 setembro 

Dia Internacional da Paz

Origem da data

Esta iniciativa mundial foi estabelecida pelas Nações Unidas em 1981 e foi comemorada pela primeira vez em setembro de 1982.
Em 2002 a Assembleia Geral das Nações Unidas declarou oficialmente o dia 21 de setembro como o Dia Internacional da Paz.

Objetivos do dia

A comemoração tem como objetivo levar as pessoas a sensibilizaram-se para a necessidade da paz no mundo e para promoverem atos que tenham como resultado o fim dos conflitos entre povos e a consagração da paz mundial. O fim deste dia é que a pessoa faça algo pela paz. Entre outras ideias, pode colocar uma bandeira branca na sua casa, perdoar um amigo, fazer um donativo, juntar-se aos eventos realizados pelo mundo, partilhar a página oficial deste dia ou a música Imagine de John Lennon nas redes sociais ou assinar petições que circulam pela internet pela paz.

Atividades e tema

As atividades desde dia vão desde concertos mundiais pela paz a exposições de arte, colóquios e caminhadas.
Em Portugal as atividades desenvolvidas são realizadas tradicionalmente pelo Conselho Nacional para a Paz e Cooperação, em cidades como o Porto e Lisboa.
O tema do Dia Internacional da Paz 2016 é: "Objetivos do desenvolvimento sustentável: construindo blocos para a paz".
Em 2015 o tema foi: "Parcerias pela Paz - Dignidade para Todos".
Em dezembro celebra-se também o Dia Mundial da Paz, uma data criada pela Igreja Católica.



Dia Mundial da Doença de Alzheimer

Alzheimer em Portugal

Estima-se que existam cerca de 60 mil pessoas com doença de Alzheimer em Portugal. No mundo serão 35,6 milhões de pessoas com Alzheimer, com o número a duplicar até 2030.
A Alzheimer é uma patologia do cérebro de causa desconhecida, com agravamento progressivo, lento e irreversível, que afeta principalmente as funções intelectuais: a compreensão, a orientação, a atenção, o pensamento, a memória. É a forma mais comum de demência, surgindo principalmente a partir dos 65 anos. A doença ataca metade da população a partir dos 85 anos.
O seu nome deriva do médico alemão que em 1907 descreveu a doença: Alois Alzheimer.
Não foi ainda descoberta a cura para esta doença, sendo que o tratamento é feito com recurso a fármacos que atenuam os seus sintomas.
Em Portugal realizam-se atividades neste dia relacionadas com a doença, como check-ups em centros hospitalares, caminhadas, campanhas informativas e de solidariedade com doentes de Alzheimer.


Dia Mundial da Gratidão


O verbo do Dia Mundial da Gratidão é agradecer. Neste dia as pessoas são convidadas a agradecer a todos aqueles que fazem parte das suas vidas. Este é o dia do ano de parar e de refletir em tudo o que de bom há na vida, um gesto que acaba por ter impacto no bem estar da pessoa e por fazê-la mais feliz.
Este dia teve origem em 1965 no Havai, onde se realizou um encontro internacional sobre a ideia de tirar um dia do ano para agradecer formalmente por todas as coisas de bem que se encontram no mundo. De regresso a casa, no ano seguinte, no mesmo dia 21 de setembro, muitos dos participantes no encontro mantiveram o gesto. Desde então, o Dia Mundial da Gratidão ganhou mais adeptos, celebrando-se agora um pouco por todo o mundo.
Neste dia envie mensagens de agradecimento aos seus familiares e amigos. Demonstre às pessoas especiais o quanto elas são importantes para si mas não se fique por aí: sorria e agradeça a todos os que o rodeiam e a todas as pessoas com que se cruza. Contribuirá para a alegria dos outros e também para a sua.


22 setembro




O início do outono acontece todos os anos a 22 ou 23 de setembro. Em 2016 o início do outono em Portugal ocorre às 14h21 do dia 22 de setembro.

Equinócio do Outono

O início do outono é também conhecido comoequinócio do outono. Este é o nome que se utiliza na astronomia para o fenómeno que marca o final do verão e chegada da nova estação, o outono.
O equinócio de outono assinala o instante em que o sol, tal como o vemos a partir da Terra, cruza o plano do equador celeste, o que se verifica em setembro no hemisfério norte e em março no hemisfério sul. O outono do hemisfério norte é o "outono boreal" enquanto o outono do hemisfério sul chama-se "outono austral".



equinócio de outono em 2016 verifica-se em Portugal a 22 de setembro, exatamente às 14h21. Esta é a hora oficial para o início do outono.

O que é o Equinócio de Outono?

O equinócio de outono é a designação que a astronomia atribui ao fenómeno natural que assinala o final do verão e a chegada da nova estação. É o instante preciso em que o sol cruza o plano do equador celeste, o que decorre em setembro no hemisfério norte e em março no hemisfério sul.
O termo latim “equinócio”, composto pelas palavras “aequus” e “nox”, significa “igual” e “noite”. Aplica-se a este momento pois durante os equinócios, os dias e as noites, com aproximadamente 12 horas, têm a mesma duração.



24 setembro

Dia Internacional do Coelho

Este dia é celebrado todos os anos no último sábado de setembro.
O seu objetivo é promover a proteção dos coelhos selvagens e domésticos do mundo. Os coelhos são vítimas mortais do homem, quer na realização de testes com fins cosméticos e farmacêuticos, quer na caça, na cozinha, ou no vestuário. Da sua pele à sua carne, o coelho é um animal inofensivo muito procurado pelo homem.
O coelho pode viver em prados, florestas, bosques, campos, quintais, áreas húmidas, desertos e mesmo dentro de casa, como animal de companhia. Ele pode ser ensinado a usar a caixa de areia ou até a aparecer quando chamado. O coelho está associado à fertilidade, à inocência, à Páscoa e à Primavera, entre outros.

Atividades

Neste dia pode contar histórias infantis com coelhos aos seus filhos ou fazer desenhos de coelhos com eles, pode dar uma cenoura extra ao seu coelho de estimação, ou simplesmente divulgar a data nas redes sociais. Também pode assistir a filmes e a desenhos animados de coelhos com os seus filhos ou familiares mais pequenos.

Sabia que?

  • O tempo de vida dos coelhos é de 3 anos.
  • O coelho tem mais força nas patas traseiras do que nas dianteiras.
  • O coelho utiliza as patas dianteiras durante o movimento e usa as mesmas como as mãos são usadas pelas pessoas para o salto de quatro.
  • Um coelho consegue atingir os 55 km/h para fugir aos inimigos.





não te esqueças de me seguir nas rede sociais , basta clicar aqui em baixo na que queres mais
Image Map

  • Share:

You Might Also Like

0 comentários

Bem vindo a área de comentários onde podes dar todas as tuas opiniões