todos os dias são dias de ....

By Anny da Juba - 21:00:00

Olá minha gente


Esta semana podemos dizer que foi a semana dos animais , foi o dia do elefante o dia do leão , o reino animal está ao poder.




8 Agosto


O Dia Mundial do Gato celebra-se a 8 de agosto.

Conhecido também como Dia Internacional do Gato, este dia foi criado em 2002 pela International Fund for Animal Welfare, para celebrar o animal de estimação mais popular do mundo. O gato é tão amado que não tem apenas uma data de celebração: a 17 de fevereiro também se celebra o dia mundial do gato, fruto de uma iniciativa de uma organização italiana de defesa aos animais, para proteger os gatos de perseguições e para promover as adoções de felinos.

Quem tem um gato sabe que na verdade todos os dias são o dia do gato, já que este faz o que lhe apetece e é mimado pelos donos e vizinhos constantemente.

Neste dia pode agradecer a calma, a companhia e a felicidade que o seu gato lhe traz dando-lhe uma prenda especial, como comida gourmet ou um novo brinquedo. Partilhar fotos nas redes sociais é outra hipótese de comemoração do Dia Mundial do Gato.

Sabias que?

Estima-se que existem 500 milhões de gatos no mundo, com predominância na Europa. Encontram-se referências à ligação dos gatos ao homem há cerca de 9500 anos. Como eliminador de ratos e de pestes, os gatos foram adotados nos lares e navios, chegando a todos os cantos do mundo. Já no antigo Egito os gatos eram venerados. Em caso de inundação salvavam-se os gatos primeiro e só depois os homens.




10 Agosto

Dia Mundial do Leão que se celebra a 10 de agosto.

-------

O Dia Mundial do Leão (World Lion Day) tem o objetivo de proteger este animal e o seu habitat. Estima-se que existem somente entre 30 mil e 100 mil leões selvagens no mundo, em África e na Ásia. A falta de proteção humana contra os caçadores e a destruição das florestas colocam a sobrevivência do rei da selva em causa, assim como o seu parente, o tigre, que também tem um dia a si dedicado.

A comemoração deste dia deve-se à Big Cat Rescue, uma entidade de proteção dos maiores felinos do mundo. Pode celebrar este dia juntando-se à causa do World Lion Day no Facebook, fazendo donativos para entidades protetoras dos felinos, levando os filhos a ver leões no jardim zoológico, ou por ver o filme “O Rei Leão” e desenhar leões, entre outras sugestões.

Sabia que?

Os leões são os felinos mais sociais: enquanto as fêmeas da mesma família se unem em bandos, os machos caçam grandes presas em conjunto e tentam conquistar grupos de fêmeas. Como predadores os leões estão no topo da cadeia alimentar, eliminando portadores de doenças e mantendo o equilíbrio no ecossistema.







12 Agosto

O Dia Mundial do Elefante comemora-se anualmente a 12 de agosto.
Este dia, conhecido mundialmente como World Elephant Day, tem em vista a preservação dos elefantes de todo o mundo. A cada quinze minutos morre um elefante na África, envenenado ou baleado pelo seu marfim e pela sua carne. Na China o marfim vale mais do que o ouro. Se nenhuma ação for tomada, prevê-se que o elefante esteja extinto por 2025.
O elefante é o maior mamífero da terra (pode pesar 7 toneladas) e mesmo assim um animal muito vulnerável. A sua tromba é capaz de arrancar ramos ou de apanhar uma única folha do chão. Inteligente, dedicado à família, emocional e com uma memória extraordinária, o elefante é um animal dotado das boas características do homem, mas que recebe os piores comportamentos por parte deste.

Origem do dia

Símbolo nacional da Tailândia, o elefante mereceu um dia próprio em 2012. O Dia Mundial do Elefante foi fundado pela realizadora canadiana Patricia Sims e pela Elephant Reintroduction Foundation da Tailândia. Atualmente a data é apoiada por cerca de 70 fundações de vida selvagem no mundo.

Atividades

Neste dia pode:


  • aderir a um evento para a proteção dos elefantes no site oficial desta data;
  • assistir ao premiado documentário “Return to the Forest”;
  • vestir de cinzento ou roupa com desenhos de elefantes;
  • desenhar um elefante e colocar o desenho online (20 mil desenhos equivalem a 150 mil dólares na ajuda aos elefantes);
  • fazer donativos a entidades de proteção de elefantes;
  • visitar o jardim zoológico;
  • divulgar a data nas redes sociais e promover a proteção dos elefantes.


O Dia Internacional da Juventude é celebrado a 12 de agosto.
O dia 12 de agosto foi escolhido como o Dia Internacional da Juventude na Conferência Mundial de Ministros Responsáveis pela Juventude, realizada em agosto de 1998, em Lisboa.
Neste dia várias instituições públicas oferecem acesso gratuito e descontos a todos os jovens em diversos bens e serviços, como museus, galerias de arte e exposições, de forma a celebrar o Dia Internacional da Juventude (também conhecido como Dia Mundial da Juventude).
Transportes públicos, cinemas e lojas comerciais são outros serviços que promovem campanhas promocionais neste dia. Em certas localidades, a entrada na piscina é gratuita para os jovens até os 30 anos, por exemplo.

Importância dos jovens no desenvolvimento da sociedade civil

  • A ONU define como jovens aqueles com idades entre os 15 e os 24 anos.
  • Os jovens representam 18% da população global ou 1,2 mil milhões de pessoas.
  • 87% dos jovens vivem em países em desenvolvimento enfrentando desafios trazidos pelo acesso limitado a recursos, a cuidados de saúde, educação, emprego, entre outros.


Dia do Filho do Meio comemora-se a 12 de agosto.


-----

Se o primeiro filho é especial e o líder dos restantes, o filho mais novo é o mais mimado, recebendo todas as atenções da família. O filho do meio fica geralmente numa situação complicada, sem um papel definido e sem a proteção que os outros filhos gozam por parte dos pais. Foi para mimar e homenagear todos os filhos do meio do mundo que se criou o Dia do Filho do Meio.

O síndrome do filho do meio existe e deve ser combatido pelos pais. Neste dia os pais devem ligar aos filhos do meio, assim como os filhos mais velhos e mais novos devem demonstrar de alguma forma o carinho que têm pelo irmão do meio.

Ser o filho do meio tem porém as suas vantagens (para além da comemoração deste dia). O filho do meio pode gozar de mais independência, aprender com o exemplo do irmão mais velho e sentir-se superior e um professor para o filho mais novo.




13Agosto


O Dia Mundial do Canhoto celebra-se a 13 de agosto.

----



Como o nome sugere, o Dia Mundial do Canhoto é um dia de celebração de todos os canhotos existentes no mundo – cerca de 10% da população mundial.

Origem do dia

O dia internacional do canhoto foi celebrado pela primeira vez a 13 de agosto de 1976 e apesar de ser comemorado anualmente neste dia desde então, só foi declarado oficialmente pelo clube britânico Left-Handers Day Club na década de 90. O objetivo era protestar contra a discriminação sofrida pelos esquerdinos no mundo e divulgar as vantagens e desvantagens de ser canhoto.

Discriminação do canhoto

Muitos produtos são feitos especialmente para destros (cadeiras escolares, teclados de computador, caixa de mudanças, etc.) e antigamente na escola castigava-se o uso da mão esquerda, por exemplo. Olhando para o dicionário encontra-se desde logo a discriminação para com o canhoto: se o destro possui destreza, o canhoto é definido em vários dicionários como desajeitado.

Vantagens de ser canhoto

Apesar da descriminação relativamente aos destros, ser parte da minoria tem as suas vantagens, para além de se sentir especial e de se ter um dia no calendário dedicado a si.

Os estudos científicos indicam que o canhoto é mais rápido a raciocinar do que o destro (em 0,51 segundos). No desporto, no combate, na condução ou a jogar videojogos, o canhoto é apontado como sendo mais rápido que o destro.

Como utilizam mais os dois hemisférios do cérebro, os canhotos podem ser mais imaginativos, ter uma visão diferente do mundo e resolver questões do quotidiano mais facilmente.

Desvantagens de ser canhoto

Além de ser uma minoria de mercado para a construção de muitos produtos e de ter de trocar os talheres à mesa, o canhoto tem uma desvantagem importante apontada pela ciência: estar mais suscetível a certas doenças, como esquizofrenia e epilepsia. Também se podem registar problemas de aprendizagem, com rotinas mais complexas para o canhoto.




não te esqueças de me seguir nas rede sociais , basta clicar aqui em baixo na que queres mais
Image Map

  • Share:

You Might Also Like

0 comentários

Adoraria saber a tua opinião sobre este tema