todos os dias são dias de .... rubrica

By Anny da Juba - 11:45:00

Bom dia minha gente 


mais uma rúbrica a chegar



11 de julho


O Dia Mundial da População celebra-se a 11 de julho.
Foi a 11 de julho de 1987 que o contador mundial de população chegou aos cinco biliões de pessoas, inspirando a ONU a criar este dia em 1989 e a comemorar anualmente esta efeméride a 11 de julho.
Estima-se que a evolução da população mundial registe um aumento anual de 75 milhões de pessoas. Quanto à distribuição da população mundial, a maior parte da população encontra-se na Ásia, com a China e a Índia no topo dos países mais populosos do mundo.
O objetivo do Dia Mundial da População é alertar para as questões do planeamento e do desenvolvimento populacional, quando muita gente não tem acesso a cuidados de saúde, por exemplo. Outro problema sério é a escassez dos alimentos, sendo que a sua distribuição é desequilibrada, com abundância nos países desenvolvidos e carência nos países subdesenvolvidos. A poluição, as epidemias e o uso de contracetivos são outros temas relacionados com a população mundial abordados pela ONU nesta data.
Todos os anos o dia realiza-se à volta de um tema específico. Em 2016 o destaque vai para o tema "Investir em raparigas adolescentes", as quais enfrentam desafios constantes, como a desistir da escola e a procriar, com especial incidência nos países em desenvolvimento.

13 de julho

O Dia Mundial do Rock celebra-se a alto e bom som a13 de julho.

Origem

É neste dia que o rock se faz ouvir em especial por todo o mundo, graças ao festival Live Aid organizado por Bob Geldof e Midge Ure a 13 de julho de 1985. O evento dividido por concertos em Londres, Filadélfia, Sidney, Moscovo e Japão foi transmitido para cerca de 1,5 biliões de pessoas no mundo. O objetivo era arrecadar fundos para travar a fome na Etiópia.
Desde então a 13 de julho celebra-se o poder da música rock em unir as pessoas e de lhes trazer alegria aos ouvidos e corações.

Atividades

Neste dia realizam-se eventos por todo o mundo como concertos (livres em vários casos), exposições, mercados de rua sob a temática da música, festas musicais com programas especiais, etc.

Sugestões

  • Tirar o pó aos discos de vinil
  • Ouvir os três discos preferidos
  • Escutar alguns dos melhores discos rock de sempre
  • Fazer uma maratona de música rock no YouTube ou no Spotify
  • Ir a um concerto rock
  • Ensaiar com a sua banda
  • Fazer karaoke
  • Vestir uma t-shirt da banda preferida
  • Partilhar músicas rock nas redes sociais
  • Ver um documentário ou filme ficcional sobre música

14 de julho

O Dia Mundial da Liberdade de Pensamento ocorre a14 de julho.
A liberdade de pensamento é um direito consagrado pela Declaração Universal dos Direitos Humanos da ONU, adotada a 10 de dezembro de 1948. Segundo o artigo 18:
“Todo homem tem direito à liberdade de pensamento, consciência e religião; este direito inclui a liberdade de mudar de religião ou crença e a liberdade de manifestar essa religião ou crença, pelo ensino, pela prática, pelo culto e pela observância, isolada ou coletivamente, em público ou em particular”.
Ser livre para pensar é o expoente da liberdade individual. Neste dia apela-se à reflexão sobre o significado de liberdade de pensamento e à extinção do fosso existente entre esta liberdade e a liberdade de expressão: entre os pensamentos interiores e as manifestações exteriores dessas visões pessoais.
O artigo 19 da mesma declarçaõ refere: “Todo homem tem direito à liberdade de opinião e expressão; este direito inclui a liberdade de, sem interferências, ter opiniões e de procurar, receber e transmitir informações e ideias por quaisquer meios e independentemente de fronteiras”.
A data alude à Queda da Bastilha, que assinalou o início da Revolução Francesa.

Frases

  • “Só conheço uma liberdade, e essa é a liberdade do pensamento.” Antoine de Saint-Exupéry
  • “Quando não há, entre os homens, liberdade de pensamento, não há liberdade." Voltaire
  • “O pensamento é o ensaio da ação.” Sigmund Freud
  • “A maioria pensa com a sensibilidade, e eu sinto com o pensamento. Para o homem vulgar, sentir é viver e pensar é saber viver. Para mim, pensar é viver e sentir não é mais que o alimento de pensar.” Fernando Pessoa






podes encontrar-me também em :
instagram twitter youtube snapchat annydajubs

  • Share:

You Might Also Like

0 comentários

Bem vindo a área de comentários onde podes dar todas as tuas opiniões