Todos os dias são dias de ... rúbrica

By Anny da Juba - 20:37:00

Bom dia gente linda 





O solstício de verão de 2016 ocorre a 20 de junho, mais precisamente às 22h34 em Portugal. Este momento marca oficialmente o início do verão.

O que é o Solstício de Verão?

O solstício de verão é o momento em que o Sol atinge a maior declinação em latitude, medida a partir da linha do Equador, em junho no hemisfério norte, e em dezembro no hemisfério sul.

O termo "solstício" vem do Latim sendo composto pelas palavras sol e sistere (que não se mexe). Visto da Terra, o sol parece parado, mantendo uma posição fixa ao nascer e ao se pôr, durante algum tempo.

Os solstícios acontecem duas vezes por ano, uma vez em junho e outra em dezembro, o que define as mudanças de estação do ano juntamente com os dois equinócios. Em junho observa-se o solstício de verão, que coincide com o início do verão no hemisfério norte. No hemisfério sul acontece ao mesmo tempo o solstício de inverno.






O Dia Mundial do Yoga é celebrado a 21 de junho.
Neste dia realizam-se várias atividades relacionadas com esta atividade física, como sessões de demonstração e aulas ao ar livre. No Dia Mundial do Yoga vários praticantes reúnem-se para celebrar a data e mostrar um pouco mais sobre esta modalidade que pode ser praticada por todas as idades.
Neste dia apela-se à paz e fraternidade entre os indivíduos para a construção de um mundo melhor.

Benefícios do Yoga

Os praticantes de yoga destacam o bem estar proporcionado pela atividade física e encaram o yoga como uma filosofia de vida. A adoção de uma postura corporal correta, a melhoria da capacidade respiratória são outras das vantagens da prática de yoga.
Consequentemente, a redução da ansiedade e dos níveis de stress são outros dos benefícios do yoga.
Ao nível do corpo, o yoga exercita todo o corpo, tonificando os músculos, melhorando o sistema digestivo e circulatório.
A meditação é uma das componentes mais importantes do yoga, melhorando a capacidade de concentração do praticante.

Yoga em Portugal

Portugal é um dos países com mais praticantes de yoga. Existem várias escolas de ensino de yoga e a modalidade é uma das mais procuradas pelo público feminino.

A modalidade pode ser praticada por todas as idades, havendo aulas específicas para crianças, grávidas e idosos.

O Dia Europeu da Música celebra-se a 21 de junho.

Neste dia os amantes de música desfrutam de descontos especiais em algumas lojas, que oferecem até descontos durante todo o fim de semana da efeméride. As salas de espetáculos e os espaços culturais organizam também concertos (gratuitos em certos casos) de celebração da música.

A música é um elemento essencial na vida de milhões de pessoas no mundo. Seja acompanhado ou sozinho, no Dia Europeu da Música deve ouvir (ou tocar) algumas das suas músicas preferidas. Partilhar os seus gostos musicais nas redes sociais para relembrar esta efeméride é outra sugestão de celebração para este melodioso dia.


O Dia Internacional do Surf festeja-se a 21 de junho em 2016.
O Dia Internacional do Surf celebra-se todos os anos por volta do solstício de verão.
O objetivo deste dia é assinalar a cultura de vida do surf e chamar a atenção para a proteção ambiental das praias e dos oceanos.
Portugal é um dos vários países do mundo aderentes ao Dia Internacional do Surf, uma data criada em 2004 pela Surfrider Foundation e pela Surfing Magazine. Porto, Matosinhos, Ericeira e Figueira de Foz são alguns dos locais que costumam aderir ao Dia Internacional do Surf.
São centenas de atividades que se realizam neste dia relacionadas com o surf. O destaque vai para as competições, os concertos, os workshops, as exposições, as exibições de filmes, as limpezas de praias e os churrascos.



O Dia Olímpico comemora-se a 23 de junho.

O objetivo do Dia Olímpico é divulgar o desporto e o bem-estar nos jovens, assim como os valores olímpicos (excelência, amizade e respeito).

As comemorações do Dia Olímpico têm lugar na verdade durante meses, de 25 de maio a 30 de setembro em 2015, em locais como Santarém, Alvito, Almada e Lousada. As atividades destinam-se a crianças e adultos, e contam com a participarão de vários atletas olímpicos, como Rosa Mota e Duarte Marques, por exemplo. A organização é do Comité Olímpico de Portugal (COP).

Esta data é celebrada oficialmente desde o dia 23 de junho de 1948, marcando uma das mais relevantes datas do Movimento Olímpico: o nascimento dos Jogos Olímpicos da Era Moderna.

Este Dia Olímpico conta com a participação de mais de 150 Comités Olímpicos Nacionais. Pelo globo verificam-se milhares de atividades desportivas, desde competições a colóquios, exposições, debates e conferências educacionais.
\\


O Dia das Nações Unidas para o Serviço Público ocorre a 23 de junho.
Este dia, também conhecido como Dia do Serviço Público das Nações Unidas, tem como fim enaltecer o valor do serviço público na sociedade, reconhecendo todo o trabalho realizado pelos funcionários públicos e apelando ao mesmo tempo ao seguimento de carreira no setor público.
Anualmente entregam-se os Prémios das Nações Unidas de Serviço Público neste dia, para o reconhecimento internacional do trabalho de excelência em serviço público. Os países das Nações Unidas são incentivados a organizar iniciativas para celebrar o dia, que sublinhem a importância do serviço público e dos seus funcionários na comunidade.
Este dia do serviço público foi instituído pela ONU com a resolução 57/277 e foi celebrado pela primeira vez em 2003.


Em Portugal, o Dia de São João é celebrado no dia 24 de junho.
São João é, tal como Santo António e São Pedro, um santo popular. É conhecido por ser um santo casamenteiro.
A festa é celebrada em várias localidades portuguesas, mas a cidade onde os festejos são maiores é no Porto, onde o dia 24 de junho é um feriado municipal.
Embora São João Batista seja considerado por muitos o "padroeiro popular" da Invicta, o título oficial de padroeira da cidade do Porto pertence a Nossa Senhora da Vandoma.

Noite de São João

Na noite de 23 de Junho, a população sai à rua para festejar. O manjerico é um dos símbolos da festa, assim como os coloridos martelos de plástico e os alhos porros, utilizados pelas gentes para bater (gentilmente) nas cabeças das outras pessoas.
Os balões de ar quente feitos em papel são outras das atrações que iluminam os céus na noite de São João.

Atividades e Tradições do São João

As cascatas sanjoaninas, uma espécie de presépio animado, feitas com esculturas que exemplificam as artes, ofícios e arquitetura portuenses, são outra característica da festa portuense em homenagem a São João.
Na gastronomia, os festejos só ficam completos com a sardinha, broa, caldo verde, pimento e vinho.
A festa concentra-se na zona histórica do Porto, com milhares de pessoas a percorrerem as ruas e a ver o fogo de artifício lançado junto ao rio Douro, nas margens do Porto e de Vila Nova de Gaia. O programa das festas de São João é extenso, abarcando dezenas de diversas atividades que decorrem durante cerca de um mês.
Os mais jovens percorrem as zonas junto ao rio Douro em direção à foz do rio, terminando a noite nas praias, com um banho matinal, conforme manda a tradição.


O Dia Internacional de Apoio às Vitimas de Tortura é o dia 26 de junho.
O objetivo deste dia é alertar para a necessidade de apoio a todas as vítimas de tortura, que sofrem maus tratos silenciosamente e frequentemente por todo o mundo. A data sublinha que a tortura é uma violação dos Direitos Humanos e um crime. O apelo é feito sobretudo aos Estados, que se devem prontificar a erradicar a prática da tortura.
O Dia Internacional de Apoio às Vítimas de Tortura foi instituído em 1997 pela Assembleia Geral das Nações Unidas, com vista à erradicação da tortura e à aplicação da Convenção contra a Tortura e Outras Penas ou Tratamentos Cruéis, Desumanos ou Degradantes (resolução 39/46, criada a 26 de junho de 1987).
O apoio à vitima em Portugal faz-se pela APAV e começa com uma chamada gratuita para a linha de apoio das 9h às 19h dos dias úteis (número 116 006).







Passa pelo canal de youtube e não te esqueças de subscrever , se gostavas de ver outro tipo de videos comenta por lá





  • Share:

You Might Also Like

0 comentários

Bem vindo a área de comentários onde podes dar todas as tuas opiniões