Todos os dias são dias de ? RUbrica

junho 11, 2016

Bom dia gente linda






8 de Junho.

O Dia Mundial dos Oceanos é celebrado todos os anos no dia 8 de junho.

--------------------------------------

Origem do Dia dos Oceanos

A celebração aos oceanos teve origem na Conferência da ONU sobre Ambiente e Desenvolvimento, que se realizou na cidade brasileira do Rio de Janeiro em 1992.

Em 2008, as Nações Unidas decidiram que o dia 8 de junho passaria a ser designado como o Dia Mundial dos Oceanos. Vários países celebram a data, mostrando a importância dos oceanos no clima e como elemento essencial da biosfera.

Tema do Dia dos Oceanos

Em 2013/2014, o tema do Dia Mundial dos Oceanos foi "Juntos temos o Poder para Proteger os Oceanos".

Em 2015 o tema do Dia dos Oceanos é "Oceanos saudáveis, um planeta saudável".

A importância dos oceanos para a preservação das espécies e da biosfera é um dos vários factos destacados pelas Nações Unidas, que escolhe todos os anos um tema central para o debate de novas ideias e projetos de preservação e proteção dos oceanos.

Importância dos Oceanos

Os oceanos ocupam dois terços da superfície da Terra e por meio da interação com a atmosfera, litosfera e biosfera, têm um papel importante nas condições climatéricas do planeta. Por outro lado, os oceanos não são apenas o habitat de um vasto número de plantas e animais, mas também fornecem comida, energia, oxigénio e múltiplos recursos aos seres humanos.

Os oceanos são ainda o principal regulador térmico do planeta, absorvendo mais de um quarto do dióxido de carbono libertado pelas atividades humanas.



9 de Junho.
O Dia Internacional dos Arquivos é celebrado a 9 de Junho.

-----------------------

O Dia Internacional dos Arquivos foi instituído pela Assembleia Geral do CIA – Conselho Internacional de Arquivos, realizada no Québec, em novembro de 2007. Foi escolhida esta data, por ter sido precisamente a 9 de junho de 1948, que a UNESCO criou o CIA – Conselho Internacional de Arquivos.

O objetivo da criação de um Dia Internacional de Arquivos é proporcionar condições para que se desenvolvam ações de promoção e divulgação da causa dos arquivos em todo o mundo.

Este dia é comemorado em Portugal com exposições, mostras, apresentações, e outros, em alguns dos arquivos pertencentes à Rede Portuguesa de Arquivos que compreende os arquivos nacionais e regionais. Todos os anos o desafio para a participação dos arquivistas portugueses é lançado pelo Conselho Internacional de Arquivos (ICA), na sua página da internet.


10 de Junho.
No dia 10 de junho celebra-se em Portugal o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas.


------------------------

O feriado nacional assinala ainda o dia da morte do poeta Luís Vaz de Camões, em 1580, autor d´Os Lusíadas. Do programa do Dia de Portugal fazem parte muitas atividades, como desfiles e demonstrações militares, por exemplo.

Este é o dia da Língua Portuguesa e do cidadão nacional. Pela sua importância, é um dos feriados civis que não foram eliminados pelo Governo.

História do Dia de Portugal

Durante o regime ditatorial do Estado Novo de 1933 até à Revolução dos Cravos de 25 de Abril de 1974, o dia 10 de junho era celebrado como o "Dia da Raça: a raça portuguesa ou os portugueses".

Após a revolução do 25 de abril de 1974, que marcou o fim do regime ditatorial do Estado Novo, a celebração do dia passou a prestar homenagem a Portugal, Camões e às Comunidades Portuguesas.

Neste dia o Presidente da República e altas individualidades do Estado participam em cerimónias de comemorações do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, que decorrem em cidades diferentes todos os anos. Anualmente são distinguidas novas individualidades pelo seu trabalho em nome da nação.


O Dia do Chá Gelado celebra-se a 10 de junho.

--------------------------

Neste dia deve-se beber um ou mais chás bem frescos para atenuar o calor. Os benefícios do chá gelado não se ficam pela frescura que proporciona ao organismo. São apontados vários benefícios para a saúde à ingestão frequente de chá.

O chá gelado é tradicionalmente servido num copo com gelo, podendo ser adoçado ou misturado com outros sabores. Esta data é a desculpa perfeita para fazer uma pausa e desfrutar de um copo de chá gelado.

O chá é uma bebida de origem oriental, trazida para a Europa pelos portugueses, que foram os primeiros a chegar ao Japão e a fazer comércio no Oriente.






12 de Junho.

O Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil celebra-se a 12 de junho.

---------------------------------

Foi a Organização Internacional do Trabalho quem criou esta celebração. Esta agência das Nações Unidas instituiu a data do Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil em 2002.

Esta data, celebrada no mesmo mês do Dia Mundial da Criança, visa alertar a população para o facto de muitas crianças serem obrigadas a trabalhar diariamente quando deveriam estar na escola a aprender e a construir um futuro melhor para si e para as suas famílias. O Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil deseja assim promover o direito de todas as crianças serem protegidas da exploração infantil e doutras violações dos seus direitos humanos fundamentais, assim como a combater todos os tipos de trabalho infantil.

A UNICEF estima que mais de 215 milhões de crianças são vítimas de trabalho infantil, trabalhando muitas em condições de exploração infantil e sendo envolvidas em conflitos armados.


You Might Also Like

0 comentários

Adoraria saber a tua opinião sobre este tema

Follow me on Instagram