todos os dias são dias de ... rubrica

By Anny da Juba - 16:00:00

Hey , olá gente 



quero saber a vossa opinião sobre a rúbrica de todos os dias são dias de ... Diz-me o que achas , o que podia mudar , ou estas a amar saber que todos os dias festeja-se algo diferente ou em portugal ou no mundo 



2 de maio

Sabias que hoje é O Dia de Santa Mafalda ?  celebra-se a 2 de maio.
----------------------------

D. Mafalda Sanches de Portugal foi uma infanta conhecida pela sua beleza e graça, que chegou a ser rainha de Castela aos 12 anos, após o casamento (não consumado e dissolvido um ano depois) com o Rei Henrique I de Castela. Era filha do rei Sancho I de Portugal e de Dulce de Aragão. Com a morte de D. Sancho I instaurou-se a divisão do reino. Santa Mafalda abriu mão da herança, distribuindo a pequena porção de dinheiro que obteve pelos pobres e mosteiros. Juntou-se à Ordem Cisterciense, no mosteiro de Arouca, dedicando a sua vida ao culto religioso e ao auxílio dos mais necessitados.

Santa Mafalda morreu em Rio Tinto no dia 1 de maio de 1256. Reza a lenda que perante a discórdia popular quanto ao local de enterro de Santa Mafalda se decidiu colocar o seu caixão na mula que ela usava para viajar, para se descobrir o devido lugar. Esta dirigiu-se para o Mosteiro de Arouca, onde morreria no altar de São Pedro.

A beatificação de Santa Mafalda aconteceu a 27 de junho de 1793, pelo Papa Pio VI.



3 de maio.


O Dia Mundial da Asma celebra-se anualmente na primeira terça-feira do mês de maio este ano calhou no dia 3 de Maio
-------------------------
Este dia internacional da asma é organizado pela GINA (Global Initiative for Asthma), da Organização Mundial de Saúde, com o objetivo de melhorar a prevenção da doença e o nível de consciencialização da população. Neste dia são realizadas campanhas informativas sobre a doença e é lançado um relatório anual com dados sobre a asma no site da GINA.

A asma é uma doença crónica muito comum e que afeta a passagem de ar de e para os pulmões, causando inflamação das vias respiratórias e dificuldade em respirar. Ela afeta mais as crianças do que os adultos.


O Dia Internacional da Liberdade de Imprensa celebra-se a 3 de maio.
------------------------------

Esta data é celebrada desde o ano de 1993, unido esforços de entidades, jornalistas, ativistas e outros cidadãos.

O Dia do Sol celebra-se todos os anos no dia 3 de maio.


---------------------------------------

O Dia do Sol foi criado no âmbito do Programa das Nações Unidas para o Ambiente.

A data visa alertar para os benefícios do sol e salientar a importância desta importante fonte de energia para o funcionamento dos ecossistemas da Terra. O sol dá origem à vida dos seres vivos e foi adorado ao longo da história por diferentes civilizações e cultos. Todos os dias o sol nasce e se põe no horizonte, alegrando a vida dos humanos com a sua presença.

Esta estrela conta cerca de 4,5 mil milhões de anos e encontra-se a cerca de 150 milhões de quilómetros da Terra. Apesar da enorme distância, a exposição ao sol pode causar danos à saúde humana, aconselhando-se o uso de protetor solar na pele e de óculos de sol e chapéu.



O Dia de São Filipe celebra-se a 3 de maio.
----------------------------

São Filipe foi um dos primeiros apóstolos, tendo sido chamado por Jesus para o seguir. Era natural de Betsaida, na Galileia, tal como Pedro e André, outros dois apóstolos de Jesus.

Nas sagradas escrituras são poucas as referências a São Filipe. Uma delas é o milagre da multiplicação dos pães, onde Filipe pergunta a Jesus como faria para alimentar tanta gente com tão poucos pães. Outras são antes da paixão de Cristo e na despedida do Senhor, onde pede a Jesus para lhe mostrar o Pai, ao que Jesus responde que quem o viu, viu também o Pai.

Após a Ressurreição de Jesus, Filipe pregou na Palestina, na Grécia e na Ásia. Terá realizado vários milagres, inclusive de ressurreição, o que levou à conversão de muitas pessoas. Terá morrido como mártir no ano 80 d.C. em Hierápolis, na Frígia




5 de maio.

O Dia Internacional da Parteira ganha vida no calendário a 5 de maio.
--------------------------
Neste dia de título oficial "Dia Internacional do Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Materna e Obstetrícia/Parteira" celebra-se o trabalho das parteiras e dos parteiros que contribuem diariamente para o milagre do nascimento e para o bem-estar de milhões de mães e de crianças pelo mundo fora.
O Dia Internacional da Parteira foi criado pela OMS (Organização Mundial de Saúde) em 1991, para homenagear e sublinhar o trabalho desempenhado pelas parteiras no cuidado prestado às mulheres e à vida humana.
Nesta data desenvolvem-se atividades que promovem esta atividade profissional junto dos profissionais de saúde, dos cidadãos e das famílias, enaltecendo a importância da intervenção destes profissionais na comunidade.
O tema para a celebração do Dia Internacional da Parteira 2016 em Portugal é "Mulheres e recém-nascidos: o coração da profissão".

O Dia Mundial da Higiene das Mãos tem lugar a 5 maio.
-------------------------

Este dia internacional chama a atenção para a importância da higienização das mãos. O simples e rápido ato de lavar as mãos com sabão impede em 40% a incidência de infeções tais como a diarreia, gripe, resfriado, erupções e doenças de pele, dores de garganta, infeções no ouvido e estômago. Muitos fungos e germes se acumulam nas mãos e são facilmente transmitidos a outras pessoas.

Além de prevenir e atenuar as infeções, o hábito de lavar as mãos com sabão fomenta a segurança de pacientes, profissionais e de todas as pessoas com as quais se convive no dia-a-dia.

Neste dia Mundial da Higiene das Mãos convidam-se todas as unidades de saúde a promoverem a lavagem das mãos.



O Dia Mundial do Trânsito e da Cortesia ao Volante celebra-se anualmente a 5 de maio.
----------------------------

O Dia Mundial do Trânsito e da Cortesia ao Volante serve para sensibilizar os condutores sobre a necessidade de uma condução segura, de forma a prevenir acidentes, proteger a sua vida e a de outros condutores e passageiros.




6 de maio

O Dia Internacional da Tuba festeja-se a 6 de maio em 2016.

--------------------------
É sempre na primeira sexta-feira de maio que se celebra esta data, desde 1979. Este é um dia de reconhecimento da importância do instrumento e do seu tocador em especial.
O objetivo do Dia Internacional da Tuba é destacar o papel do tocador de tuba numa orquestra, que muitas vezes sofre descriminação por parte da restante orquestra ou mesmo do público.
A tuba é uma parte importante da secção de metais de uma banda. Como é um instrumento grande e pesado, os seus tocadores ficam normalmente atrás, não dando nas vistas nem tendo o destaque merecido. Foi com essa noção que se criou o Dia Internacional da Tuba nos Estados Unidos, por Joel Day, um tocador de tuba.
Neste dia incentiva-se o contacto com o instrumento e a se mostrar apreciação pelos tocadores de tuba conhecidos.


8 de maio

O Dia Mundial da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho celebra-se a 8 de maio.

-----------------------------

A escolha da data deve-se ao facto do dia 8 de maio ser a data de nascimento de Henry Dunant, o fundador da Cruz Vermelha. Neste Dia Mundial da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho realizam-se atividades que enaltecem a importância e o valor da ajuda humanitária.

Em portugal foi fundada por José António Marques, e iniciou actividade a 11 de fevereiro de 1865 sob a designação de “Comissão Provisória para Socorros e Feridos e Doentes em Tempo de Guerra”.







  • Share:

You Might Also Like

0 comentários

Bem vindo a área de comentários onde podes dar todas as tuas opiniões