TRADIÇÕES NA PASSAGEM DO ANO -descobre já as diferenças

dezembro 28, 2014




Portugal 
Em Portugal, a utilização de roupa interior azul promete sorte para o ano seguinte. Além disso, os portugueses gostam de fazer barulho na noite de passagem de ano, atirando loiça pela janela ou batendo com as tampas das panelas. Tal como em Itália, os portugueses comem doze uvas passas à meia-noite, em cada uma das 12 badaladas do sino à hora certa. 

Finlândia

Na Finlândia, a tradição é prever o ano seguinte através do derreter de uma ferradura. As pessoas compram pequenas ferraduras em estanho e derretem-nas numa frigideira. O estanho derretido é depois deitado em água gelada e solidifica novamente, com uma forma arbitrária. Posteriormente, cada pessoa vê com o que se parece a sombra do material solidificado, para tentar perceber se significa felicidade, amor e tristeza, dinheiro.
Itália
Na noite de Ano Novo todos, incluindo os turistas, devem usar roupa interior
vermelha. Também é costume oferecer umas cuecas vermelhas às mulheres, desejando-lhes um ano feliz, apelando aos talentos de “amante latino” dos italianos! Outro ritual realizado no final do ano em Roma e Nápoles, e mais uma surpresa para os viajantes: alguns italianos atiram pela janela os objectos que já não querem (roupas, pratos, etc.) para simbolizar o esquecer do passado e a entrada numa vida nova. Adicionalmente, escrevem-se os desejos para o novo ano num papel e atiram-se para uma lareira, para que se tornem realidade. 
Dinamarca
Na Dinamarca é tradição assistir ao discurso de Ano Novo da Rainha na televisão, às 18h, e brindar com champanhe. O jantar é depois realizado numa mesa decorada com chapéus, cornetas, e crackers (tubo de papel que é puxado por duas pessoas, fazendo um estrondo quando rebenta e libertando confetti). À meia-noite, juntamente com os cânticos e o champanhe, come-se bolo de maçapão, e depois todos vão para a rua rebentar crackers e ver o fogo-de-artifício. 
Irlanda
Os irlandeses adoram beber na noite de passagem de ano mas, além das actividades relacionadas com o álcool, existem outras tradições. Uma das mais antigas consiste nas raparigas jovens dormirem com azevinho debaixo da almofada, na esperança de encontrarem o amor da sua vida no Ano Novo. Em County Kerry (numa vila conhecida como Portmagee), celebra-se o ano velho em vez do ano novo, festejando tudo o que aconteceu no ano anterior, com música e dança. Por outro lado, muitas pessoas dirigem-se à ilha de Achill, que desfruta de um dos últimos pores-do-sol da Europa, para ver o último de cada ano. Outra tradição famosa na Irlanda, para a primeira manhã do ano, é o mergulho nú nas águas geladas do Atlântico, para testar as resoluções dos nadadores mais corajosos.
Reino Unido
Os viajantes que estejam no Reino Unido durante a noite de passagem de ano, poderão impressionar os habitantes locais se estudarem a letra da música “Auld Lang Syne” e a souberem cantar nessa noite. À meia-noite, todos os britânicos saem à rua, dançando e cantando esta música, juntos, na passagem de ano.


Brasil

Não é por acaso que o Brasil, em especial o Rio de Janeiro, continua a ser um dos destinos de passagem de ano favoritos. A praia de Copacabana enche-se de milhares de pessoas, que assistem ao espetáculo de fogo-de-artifício, numa celebração envolta em tradições. Vestir roupa branca e deitar flores no mar são os rituais obrigatórios, em nome de Yemanjá.


México

Lavar as casas, as roupas e os bens é um dos costumes levados mais a sério pelos mexicanos, por altura da passagem de ano, como símbolo de renovação. As ruas enchem-se de cores e enfeites, sendo que as cores das roupas a usar são também tidas em conta. Por influência dos povos ibéricos, à meia-noite, também os mexicanos pedem desejos enquanto comem as 12 passas e se abraçam, entre votos de “feliz ano novo”. Transportar uma mala vazia pela casa ou pela rua, é uma das superstições, para quem deseja que o novo ano seja rico em viagens e mudanças.

Estados Unidos da América

Nos EUA, mais propriamente em Nova Iorque, a noite de passagem de ano leva todos para as ruas, onde se comemora a chegada do novo ano com grande euforia e animação. Em Times Square, é comum encontrar-se pessoas de todas as idades e nacionalidades, que aguardam ansiosamente o início da contagem decrescente, com a descida da célebre “Eve Ball”, que explode assim que entra o novo ano.

Austrália

É tradição assistir ao espetáculo de fogo-de-artifício, junto da emblemática Golden Bridge.Os australianos reúnem-se no porto para presenciarem a queima de fogos, seguindo-se a reunião familiar. De madrugada, são as praias, bares e discotecas os locais de celebração.

fonte texto 1 2 3

You Might Also Like

1 comentários

  1. Muito bom conhecer um pouco da cultura dos outros países no ano novo !
    FELIZ ANO NOVO!
    Beijos U&B
    Adriana e Cláudia
    www.unhasebocas.blogspot.com.br
    Instagram @blogunhasebocas
    https://www.facebook.com/pages/Unhasbocas/477832645611169?fref=ts

    ResponderEliminar

Adoraria saber a tua opinião sobre este tema

Follow me on Instagram