motivos para incluir a alface numa dieta

By Anny da Juba - 15:00:00

Salada fresquinha não pode faltar no prato de quem quer fazer refeições saudáveis, e a alface é uma boa opção. Além de saborosa, essa verdura é ótima para quem quer manter a boa forma. A cada 100g de alface, são cerca de 12 calorias ingeridas. Outro bom motivo para incluir a alface na dieta é que 95% da sua composição é de água, por isso ela ajuda a manter o corpo hidratado.
Os sais minerais também enriquecem a alface. Os destaques são o ferro e o potássio, que estão presentes em maior quantidade na alface lisa. O potássio é importante para a atividade muscular e a falta dele no organismo pode causar cãibras.
Alface
A alface é ainda fonte de antioxidantes, compostos que neutralizam os radicais livres e evitam o envelhecimento precoce e de vitaminas. Destaque para as vitaminas A e C, que deixam a pele bonita e fortalecem o sistema imunológico, além da vitamina K, essencial para a coagulação do sangue e para fortalecer os ossos, diminuindo os riscos de fraturas.
Se você fica em dúvida na hora de escolher entre os três tipos de alface – crespa, lisa e americana – saiba que todos eles são riquíssimos em nutrientes importantes para o equilíbrio do organismo.
No quesito fibras, a alface lisa sai na frente, seguida da crespa e depois da americana. As fibras são importantes para controlar os níveis de açúcar no sangue e melhorar o funcionamento do intestino. Além disso, proporcionam a sensação de saciedade, que faz com que a fome demore a voltar.
Ao preparar a salada, não despreze o talo da alface. Essa parte da hortaliça tem uma substância chamada lactucina, que tem propriedades analgésicas e sedativas. Funciona para quem tem dificuldades para dormir.

Como conservar a alface

Por ser uma hortaliça delicada e que estraga rápido, o melhor é conservar a alface na geladeira, dentro de um saco plástico ou de uma vasilha tampada. Vá retirando as folhas a medida que for consumi-las. A alface pode ficar fora da geladeira por até um dia, mas deve ser mantida dentro de uma vasilha com água ou de um saco plástico aberto.


fonte retirada na integra de dicas de mulher website
texto escrito em Português do Brasil


  • Share:

You Might Also Like

0 comentários

Adoraria saber a tua opinião sobre este tema