benefícios das atividades físicas para crianças

junho 13, 2014

The Ultra-Intense Workout Move That Burns Fat Fast
são conhecidos os inúmeros benefícios que a prática de atividades físicas – aliada a uma alimentação equilibrada – oferece às pessoas, de forma geral. Porém, atualmente, fala-se cada vez mais sobre a necessidade de incentivar também as crianças, desde cedo, a se exercitarem de alguma maneira.

Os motivos para isso são incontáveis! No Canadá, por exemplo, após alguns estudos científicos, desenvolveu-se um consenso sobre a importância das atividades físicas para as crianças. Ele está de acordo com outros consensos dos Estados Unidos, Reino Unido e Austrália, que mostram que a prática é importante porque:
Se você possui filho(s), aqui vão, antes de qualquer outra informação, dois ensinamentos importantes para promover a saúde e o bem-estar dele(s): toda criança necessita de aproximadamente 60 minutos de atividade física moderada à intensa todos os dias; nenhuma criança deve ficar mais de 2 horas por dia em aparelhos de televisão ou eletrônicos (computador, jogos, internet), devendo, assim, dar preferência a brincadeiras que exigem movimentação do corpo.
  • Promove o crescimento;
  • Melhora o desenvolvimento motor;
  • Constrói ossos e músculos fortes;
  • Mantém e desenvolve a flexibilidade;
  • Promove a manutenção do peso adequado;
  • Melhora o sistema cardiocirculatório;
  • Melhora a postura;
  • Promove a socialização;
  • Melhora significativamente a autoestima.
Alexandre Nikolay, especialista em Pediatria pela Sociedade Brasileira de Pediatria, Coordenador de Pediatria do Hospital Santa Lúcia (Brasília) e docente de Medicina da ESCS-FEPECS-SES-DF, reforça que os benefícios da atividade física para as crianças são inúmeros. “Alguns trabalhos científicos chegam a afirmar que o exercício é mais importante para a diminuição da gordura corporal das crianças do que a própria dieta. Porém, jamais devemos subestimar a importância de uma alimentação saudável”, destaca.
“Além de melhorar a relação entre a massa magra e a gordura corporal, o exercício físico propicia uma melhor capacidade de concentração e melhora os relacionamentos interpessoais”, acrescenta o especialista.

A partir de que idade a criança pode praticar alguma atividade física?

yôga inspiration


De olho em todos os benefícios que as atividades físicas podem oferecer, é comum que surja essa dúvida: a partir de que idade uma criança pode começar a se exercitar? E que, consequentemente, surjam outras questões, como, por exemplo, “como escolher a atividade que o meu filho deverá praticar?”.
Nikolay destaca primeiramente que as crianças podem e devem começar a praticar uma atividade física o quanto antes. “As atividades sempre devem ser escolhidas de acordo com a idade e respeitando as afinidades de cada criança”, acrescenta. Abaixo ele cita algumas orientações importantes neste sentido:
  • Crianças com idade inferior a 6 anos não estão preparadas para esportes organizados, com regras.
  • Entre 2 e 5 anos de idade as crianças devem praticar atividades que estimulem a coordenação motora como correr, pular, rolar, arremessar e pegar.
  • É fundamental respeitar as escolhas das crianças quanto ao esporte que desejam praticar. Quando a criança pratica uma atividade escolhida por ela mesma, a faz com mais interesse.

Existem atividades físicas que não são indicadas para crianças?

#yoga

Nikolay afirma que não. “Toda e qualquer atividade física que seja realizada de forma responsável, com orientação e com o uso de equipamentos de proteção, pode ser praticada por crianças”, destaca.
Porém, vale ressaltar que existem atividades mais adequadas de acordo com a idade da criança, conforme citou o profissional acima, e o desejo dela deve também ser levado em consideração na hora da escolha.
Uma dica é conversar com o pediatra da criança pedindo todas as orientações necessárias antes de iniciá-la em qualquer atividade física. O profissional poderá ajudar inclusive com sugestões de atividades mais adequadas.

Quais são os cuidados com a prática de atividades físicas na infância?

If you like pool parties, host a Water Olympics and say bye-bye to summer boredom! Super fun and easy!

Alexandre Nikolay explica que a prática de atividades esportivas deve ser realizada com o uso de acessórios adequados, quais sejam eles: capacetes, chuteiras, joelheiras, tênis com absorção de impacto, luvas, etc. “Desta forma, evitamos ou minimizamos traumas que podem repercutir por toda a vida do indivíduo”, diz.
É importante ainda não se esquecer do protetor solar nas atividades ao ar livre, conforme acrescenta o especialista.

Como incentivar junto às crianças a prática de atividade física?

yôga inspiration


Conhecendo todos os benefícios que a prática de atividades físicas pode proporcionar às crianças, reforça-se a necessidade de os adultos (pais ou responsáveis) incentivarem que elas se exercitem de alguma maneira desde cedo! E existem algumas dicas que podem ajudar neste sentido:
  • Sirvam de exemplo, sendo ativos especialmente quando estão com as crianças;
  • Incluam atividades físicas em programas familiares, nem que seja uma simples caminhada no domingo de manhã, por exemplo;
  • Estimulem a ida à escola caminhando ou de bicicleta, se possível;
  • Proponham uma atividade física sempre quando a criança se queixar de que “não tem nada para fazer”;
  • Tenham em casa ou no carro bolas, pipas, bicicletas, para que nunca haja desculpas para que vocês não pratiquem uma atividade juntos;
  • Incentivem sempre a criança a trocar a TV, o computador e o videogame por atividades esportivas;
  • Quando forem presentear a criança, deem preferência a brinquedos que estimulem a atividade física, como skates, cordas, pipas, discos de plástico etc.
Gostou das dicas? São sugestões simples, mas que, com certeza, podem ajudar as crianças a terem uma vida mais ativa e, consequentemente, mais saudável!


fonte retirada na integra de dicas de mulher website
texto escrito em Português do Brasil
imagens pinterest

You Might Also Like

0 comentários

Adoraria saber a tua opinião sobre este tema

Follow me on Instagram